sábado, 16 de abril de 2011

Nossa visita ao Espaço Cultural da Marinha

No dia 18 de março, os alunos do ensino médio e fundamental do Colégio Legrand visitaram  o Espaço Cultural da Marinha, localizado no Centro do Rio de Janeiro, como atividade extra classe. Durante a visita, os alunos tiveram  a possibilidade de  embarcar numa fantástica viagem pela história do Brasil e da navegação. 

Na entrada, os alunos conheceram a Galeota Imperial, construída em 1808, quando da vinda da Família Real para o Brasil. A exuberante Galeota, trazida para o Rio de Janeiro em 1809, foi utilizada para transportar D. João VI em seus deslocamentos pela Baía de Guanabara. Foi a bordo da Galeota Imperial que D. João VI deixou as terras brasileiras, em 25 de abril de 1821, em seu retorno a Portugal.

A embarcação permaneceu em uso até os primeiros governos republicanos e fez sua última viagem em 1920, quando transportou a família real da Bélgica, quando de sua vinda ao Rio de Janeiro.
Galeota. Foto: Maria Eduarda

Réplica da Galeota. Foto: Maria Eduarda


Os alunos também puderam conhecer o interior do Submarino Riachuelo, construído em 1973, na Inglaterra pelo estaleiro Vickers Limited, em Barrow-in-Furness, Lancashire e incorporado à Marinha brasileira em 27 de janeiro de 1977.
Interior do Submarino. Foto Maria Eduarda.

O submarino S Riachuelo - S 22 - classe Oberon foi o sétimo navio da Marinha do Brasil a ostentar este nome, em razão da  batalha naval de 11 de junho de 1865 entre a esquadra paraguaia e uma fração da esquadra brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, ocorrida nas proximidades de um riacho do mesmo nome, no rio Paraná.

Submarino Riachuelo.  Foto: Evany Bastos
Grupo 701 no Submarino Riachuelo. Foto Maria Eduarda
A importância história do Submarino Riachuelo dá-se em razão das operações marítimas de que participou, como a ATLANTIS, em conjunto com a Marinha do Uruguai e a UNITAS XIX, com as unidades da Marinha dos Estados Unidos, em outubro e novembro de 1978, respectivamente, conquistando o Troféu de Eficiência - "E", instituído pelo Comandante da Força de Submarinos, pelos avanços introduzidos nas técnicas e procedimentos operativos.



O helicóptero Museu-Rei - anti-submarino SH3 “Sea King” (Rei do Mar) também é uma atração a parte. O helicóptero esteve a serviço da Marinha do Brasil até junho de 2005, sendo empregado para detectar submarinos com sonar. Podia, também, ser armado com torpedos, para combater submarinos, ou com mísseis ar-superfície, para atacar navios. Esse tipo de helicóptero foi muito utilizado por Marinhas do mundo inteiro. Era comum vê-los na televisão recuperando cápsulas APOLLO no programa espacial norte-americano. Aliás ele é ótimo para operações de salvamento. Existem vários deles ainda em serviço na Marinha do Brasil.

Foto: Maria Eduarda

Grupo 701 no Helicóptero. Foto: Maria Eduarda
Outro momento de destaque é a visita a réplica da Nau dos Descobrimentos, atracada ao cais do Espaço Cultural.
O modelo construído em escala natural, no ano de 2000, foi entregue à Marinha brasileira quando das comemorações do 5º centenário do descobrimento do Brasil, sendo adaptado  e decorado, por meio de um projeto do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, que se baseou em fontes iconográficas do século XVI.

Com finalidade educativa, a Nau completa como imagem o que é ensinado sobre as Grandes Navegações portuguesas, por meio de palavras, escritas e faladas, nas escolas.
Foto: O Globo

Foto: Maria Eduarda


Nenhum comentário:

Postar um comentário