quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um pouco de História. Você sabia...

Laurindo Pitta ancorado no cais. Foto Marinha do Brasil

...Que o Laurindo Pitta é um rebocador de alto-mar construído em 1910 pelo Estaleiro Vickers, Sons & Maxim, Ltd. em Barrow-in-Furness, na Grã-Bretanha, por encomenda do Governo brasileiro.

... Que seu nome homenageia o Deputado fluminense Laurindo Pitta de Castro ( 1854-1904), um dos grandes defensores do reaparelhamento da Marinha brasileira, no início do século XX e que resultou na aquisição dos Encouraçados São Paulo e Minas Gerais, dos Cruzadores Bahia e Rio Grande do Sul e diversos navios menores, como o Guarani.
 ... Que o Laurindo Pitta era uma embarcação respeitável paea sua época, com 514 toneladas de deslocamento, 39 metros de comprimento total, 8 metros de boca, 4,5 metros de calado, máquina a vaopr de tríplice expansão, 850 hp de potência total, 11 nós de velocidade máxima - cerca de 20,4 km - duas chaminés; distintivo numérico "1", depois alterado para R14 e tripulação de 34 homens.
... Que o Pitta é um dos protagonistas de uma segunda e importante parte da história da Marinha brasileira, que chegou a ser uma das maiores do mundo, logo após a Guerra do Paraguai, mas acabou “naufragando” junto com as crises do final do Império e início da República.
... Que o Pitta integrou em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, a Divisão Naval em Operações de Guerra - DNOG, comandada pelo Contra-Almirante Pedro Max Fernando Frontin, composta pelos Cruzadores Rio Grande do Sul e Bahia, os Contratorpedeiros Piauí, Riuo Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina, o Tender Belmonte, todos retirados das divisões que formavam a Esquadra brasileira.

1ª Guerra Mundial. Foto: Marinha do Brasil
... Que coube ao Laurindo Pitta a tarefa de transferir o carvão e a água destilada de um navio auxiliar para outros návios brasileiros durante a operação da força naval brasileira quando do ataque do submarino alemão em agosto de 1918 a formação dos navios brasileiros, no entreito de Dacar, no Senegal e o arquipélogo de Cabo Verde.
... Que em 22 de fevereiro de 1922 o Laurindo Pitta prestou auxílio ao casco do ex-Paquete Alagoas, que havia sido usado no dia anterior como alvo em exercícios de tiro dos Encouraçados São Paulo e Minas Gerais, mas este, mesmo não tendo sido atingido veio a soçobrar devido ao péssimo estado do casco e do mau tempo.
... Que após a Guerra, a embarcação prestou serviço de rebocador ao Arsenal da Marinha do Brasil e a Base Naval do Rio de Janeiro até a década de 1990.
... Que em 1948, o Rebocador Laurindo Pitta prestou socorro ao návio de bandeira inglesa Hopercrost, com fogo a bordo, a 100 milhas de Cabo Frio.
... Que em 1997, a Marinha brasileira restaurou e remodelou o Rebocador Laurindo Pitta, adaptando 90 assentos para passageiros e um compartimento para a apresentação da exposição permanente "A Participação da Marinha na Primeira Guerra Mundial". E desde então, a embarcação tem sido utilizada para cruzar a Baia de Guanabara, transportando os visitantes  que desejam conhecer a Ilha Fiscal.
 
Vista do Laurindo Pitta. Foto: Maria Eduarda

... Que as grandes chaminés do Laurindo Pitta que sugerem a que a embarcação é movida a motor a vapor, não passam de elementos cenográficos, já que depois da restauração o Pitta é movido por dois potentes motores Volvo Penta de 380 hp, cada um.


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