O Grande Relógio
O Grande Relógio no Torreão. Foto Maria Eduarda |
O projeto de Del Vecchio previa a instalação no torreão de um relógio alemão pela empresa Krussmann e Cia., com as quatro faces iluminadas na parte interna do mostrador para as observações noturnas, e permitia melhor visualização da hora local.
As quatro faces permitia aos comandantes dos navios no porto acertarem os seus cronômetros a qualquer hora do dia, independente do sinal de meio-dia, pois os mostradores, com 1,80 de diâmetro, eram visíveis de qualquer parte do ancoradouro, com o óculo de alcance.
O relógio recebe corda duas vezes por semana e funciona perfeitamente até hoje.
No sistema de pára-raios, os elementos do circuito se confundem com peças de arte, incluindo o próprio pára-raios. Ornado com Florões e medindo mais de 70 m de altura, possui uma esfera armilar, de onde parte a agulha.
Rebocador Laurindo Pitta e suas medidas
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RbAM Laurindo Pitta
Classe Laurindo Pitta
C a r a c t e r í s t i c a s
Construção: 1910.
Deslocamento: 293 ton. (leve) e 514 ton (carregado).
Dimensões: 38.73 m de comprimento, 8.0 m de boca e 4.5 m de calado.
Propulsão: maquina a vapor de tríplice expansão de 850 hp de potência total - (1910) .
Dimensões: 38.73 m de comprimento, 8.0 m de boca e 4.5 m de calado.
Propulsão: maquina a vapor de tríplice expansão de 850 hp de potência total - (1910) .
2 motores Volvo Penta, de 380 hp cada (atualidade)
Tripulação: 34 homens (1910) - 9 tripulantes (atualidade)
Velocidade: máxima de 11 nós - (cerca de 20,4 km/h)
Distintivo numérico*: "1", posteriormente alterado para R14 (unidade costal).
*: Indicativo visual de casco.
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